Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Acupuntura



Essa terapia alternativa utiliza os cinco elementos da Natureza:

fogo, terra, metal, água e madeira que são representados pelos órgãos e víceras do nosso corpo, ou seja:

- o elemento fogo é representado pelo órgão Coração e a vícera intestino delgado,

- o elemento terra pelo órgão Baço- Pâncreas e vícera estômago,

- o metal pelo órgão Pulmão e vícera intestino grosso,

- água pelo órgão Rim e a vícera bexiga e a

- madeira pelo órgão Fígado e a vícera vesícula biliar.

E como tudo na Natureza funciona como um ciclo equilibrado, na Acupuntura não é diferente, tem que haver um perfeito equilíbrio entre os elementos e seus respectivos órgãos e víceras.

Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, o procedimento mais adotado no mundo é a penetração da pele por finas agulhas metálicas que podem ser manipuladas de forma manual ou por meio de estímulos elétricos. 

E com as tecnologias modernas, a Acupuntura está cada vez mais agregando recursos como: eletricidade, cristais, ventosas, esferas de metal, cromoterapia, mas permanecendo fiel a seus princípios desde os primórdios da civilização chinesa, com um raciocínio que difere à medicina ocidental e sem qualquer preocupação à existência ou não de explicação científica dos fenômenos verificados.

Diagnóstico:

A respeito do diagnóstico pode-se dizer que o mesmo se divide em duas etapas:

1- Anamnese detalhada sobre a vida do paciente;

2- Observações e manifestações físicas como: pulsação, respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que a patologia é identificada, o paciente se submete ao tratamento com agulhas para restabelecer o equilíbrio energético do corpo.

Benefícios:

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções, fortalecimento do sistema imunológico e controle da dor.

De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendada apenas a alguns anos pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica para dores nas costas .

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina.

Por hoje é só, espero que estejam gostando das postagens...qualquer dúvida ou sugestão deixem seus comentários no blog...que será respondido com a maior satisfação!!!!!

Bjosss e abraços a todos e fiquem em paz!!!!!


O conteúdo deste artigo tem o propósito apenas informativo, e de forma alguma, trata-se de um aconselhamento profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário